terça-feira, 3 de julho de 2007

A todos os meus colegas

The image “http://www.jperegrino.com.br/Terapias/Imagens/animais.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

Neste ano lectivo, tive uma colega de quem gostei muito.

Andava duas horas na estrada casa-trabalho, era mãe de três crianças pequenas, atacava as tarefas domésticas e familiares com garra e descontração, era simples e nada pretensiosa, dócil e divertida.

Quis o destino que a plurianualidade do concurso terminasse ao fim de um ano para esta minha colega. Contigências da vida escolar, perdeu o horário que foi direitinho para outra professora saída do Executivo...

Agora, acho que nunca mais a irei ver. A ela e a dezenas de colegas que perdi neste carrossel de colocações ao longo da minha vida profissional... Às vezes, lembro-me deste ou daquele, uns eram brincalhões e coloridos, outros intimistas e sensíveis, outros ainda excêntricos e pedagogicamente "diferentes". De todos eles, de todos de quem gostei, tenho saudades e sinto-lhes a falta.

Pudesse eu ser rica que construiria uma escola e aos meus colegas preferidos daria colocação!...

À Rita, a todos eles e a todos os que virão, dedico este poema doce e cristalino de Eugénio de Andrade:

OS AMIGOS

Os amigos amei
despido de ternura
fatigada;
uns iam, outros vinham,
a nenhum perguntava
porque partia,
porque ficava;
era pouco o que tinha,
pouco o que dava,
mas também só queria
partilhar
a sede de alegria -
por mais amarga.

Até sempre!


Sem comentários: